quarta-feira, 20 de julho de 2011

ENGRADENCIMENTO ESPIRITUAL E HUMANO PASSA ANTES DE TUDO PELO PERCEBER O MUNDO E AS COISAS A SEU REDOR!


Estou tentando pôr em minha vida uma meta, procurarei não ignorar aqueles que são ignorados pela sociedade, os fantasmas, parias e indigentes que estão distribuidos pelas calçadas da cidade e que as pessoas fingem que não existem pela simples vergonha de não querer ou desejar esta no lugar deles. Estes são os que não tem posses ou residência fixa e vivem nas ruas e que costumeiramente são chamados de "vagabundos". Estes são apenas alguns dos fantasmas que permeiam e pululam nossa cidade Natal/Rn! Homens e mulheres que perderam tudo, dignidade, familia, posses e orgulho; historias que não são contadas comumente nas rodas sociais ou no cotidiano das pessoas ditas normais.

Estes homens e mulheres são os nossos fantasmas aqueles que desaparecem estando presentes e que costumeiramente insistimos em fazê-los se desumanizar e esquecerem-se de que um dia foram gente, fazemos isso por vergonha de seu fracasso e por eles nos lembrarem de que de alguma maneira somos reminiscências deste pensamento egoísta e mesquinho.É o medo que alimenta nossa indiferênça diante do outro, de seu fracasso, de sua desumanização. Somos tão miopes para este processo de degradação humana que até aqueles que prestam um serviço essencial para a sociedade perfida, são igualmente ignorados, estou falando dos esquecidos e repudiados garis aqueles distintos cavalheiros responsáveis por recolher o nosso lixo, e, que procuramos evitar de ter contato, a medida que fechamos nossos portões e os ignoramos na rua quando estão recolhendo o lixo produzidos pela dita civilização.

A minha visão sobre o assunto foi despertada, a medida que comecei a notar que quando me dirigia a falar com algum destes fantasmas os mesmos passavam a ter uma atitude, a princípio de estranheza e depois de reserva, não os condeno, pois os membros desta pseudo sociedade raramente vão ao encontro destes distintos desconhecidos! Me doi saber que existem pessoas que desaparecem não porque elas querem, mas porque nós os fazemos desaparecer aos ignorá-los, deixando-os esmaecer porque não queremso encarar suas tristes historias e seus dolorosos percausos, sobre suas derrotas e falhas. Decorre, portanto, que necessitamos re-encontrar estes individuos e convocá-los a reassumir seu lugar de direito na sociedade, devemos com isso nos enfrentarmos, travar contato com aqueles que deixamos desaparecer e os reavivarmos parecido com o que o ferreiro faz quando põe o metal bruto na fornalha e dele faz um magnifico objeto. Do mesmo modo devemos fazer com aqueles irmão que estão esquecidos, devemos convocá-los a fazer parte do grande festim da vida, a homenageá-los e dispor assentos na grande comemoração da vida. Sendo assim, necessito fazer este exercício de re-humanização, tentando resgatar aquilo que havia perdido ao longo do tempo, estreitando minha relação com estes fantasmas e a partir desta relação exorcizar os meus próprios fantasmas..podendo assim encontrar minha humanidade no resgate da humanidade do outro...devo por fim, com este intento, chegar a rever muitos conceitos e preconceitos que antes tinha sedimentado em meu caráter e, por conseguinte, ter a ousadia de mudar e se possível for.... evoluir!


agradeço humildemente a todos!


R.M.J

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário