terça-feira, 19 de julho de 2011

Professores parados, educação deficitária e Governo Omisso: Até quando esta realidade ira ocorrer!


Recentemente houve uma marcha de professores e alunos, para a melhoria da educação no Chile. O movimento já dura alguns dias e conta com o apoio da sociedade e principalmente dos pais que engrossam as fileiras, junto dos professores. Lá quando os educadores param todas as demais profissões param junto com eles, pois sabem, e, culturalmente têm a noção que um país só se desenvolve com Educação de qualidade, implicando com isso, em investimento tanto estrutural como profissional nas carreiras dos educadores por parte do Governo. Apesar de haver repressão forte do Estado (e qual o Estado não usa o poder e a força, seja ele através da policia como do judiciario para repreender os revoltosos) "democratico" que na maioria das vezes age com autoritarismo e represalias a reinvidicações legitimas, passam a subveter a ordem das coisas visando por as vitimas como vilões e os vilões como vitimas. Aliás eles, os titeres dos governantes, sabem muito bem procurar a "justiça" (que não sabe nada e nem visita as instalações educacioanis para tomar noção do porquê professores e funcionários das Escolas Estaduais do Estado, usam a greve mais como um pedido de socorro do que propriamente a reinvidicação de migalhas de direitos que os dirigentes do Estado continuam a negar) para forçar a categoria já marginalizada a recolher-se a sua insignificância e voltar ao calabouço de sua sala de aula.

Deveras a sociedade, a nossa sociedade do Rio Grande do Norte, vegonhosamente se omite da sua parcela de culpa da penuria em que se encontra a Educação no Estado. Primeiramente por que vota mal e não tem o menor compromisso ou preocupação em quem esta votando ou de cobrar um retorno de quem foi eleito. Em segundo lugar, sua omissão, quanto apoio a aqueles que defendem a educação, se mostra vergonhosa e desmoralizante para a classe de professores, pois o que vemos nas atitudes da população perante a greve dos educadores é mais uma posição de desaprovação do que aprovação. Haja vista, haver uma intransigência por parte do Estado e a atitude de protelar uma tomada de posição esperando que a justiça venha a forçar a volta dos professores a sala de aula , a população omissa e alienada sede a retorica bonita e floreada do Governo e dos aparelhos de comunicação gerenciados por muitos deles e começa a fazer coro contra uma categoria que mostra sinal de cansaço e desmotivação. Atualmente, se fizermos uma pesquisa mais pormenorizada sobre a pespectiva de determinada classe de professores licenciados ( como professores de Quimica, Matemática, Física, Biologia, Português, Inglês, História entre outras) que queiram ensinar no Estado, o resultado será preocupante, pois se evidência que a medida que o tempo passa cada vez menos temos alunos saidos das instituições federais e particulares que desejem lecionar.

Deste modo, fazendo algumas contas rapidas, O Estado do Rio Grande do Norte pode decretar um estado de calamidade pública em termos de Educação daqui a cinco anos, porque simplesmente não haverá profissionais que queiram exercer a profissão, isso se conseguirmo manter o quadro atual pois muitos dos educadores, metade deles podem vir a se afastar ou se aposentar por motivos de saúde físico ou mental. Já corre na UFRN um movimento entre alunos licenciados que visam apenas estagiar, mas após o estágio não desejam se dedicar a profissão, vão se dedicar a fazer concurso.

Os motivos são muitos para não se querer lecionar, mas o maior deles é a falta de reconhecimento e respeito da sociedade, especialmente dos pais e dos alunos, o segundo seria o salário, a valorização da profissão e da estrutura precária. Em fim, o horizonte educacional que se apresenta no Estado do Rio Grande do Norte é preocupante e já passou da hora de tomar-se uma atitude. Infelizmente isso não ocorrerá com o Governo atual. Pois ele não parece assim como todo o resto do País se preocupar com um bem tão "necessário" mas que para eles parece só ser relevante em época de campanha eleitoral.

De fato, a cultura parece influenciar uma sociedade e direciona o foco de seus investimentos para os lugares e necessidades que realmente importam, por isso que no Chile, o movimento estudantil com o apoio da população e sociedade chilena derrubaram alguns ministros, inclusive o Ministro da Educação de lá e têm sua reivindicações analisadas com cuidado! Me pegunto quando isso ira acontecer em nosso país...acho que não viveri para ver, mas com sorte posso pensar em mudanças em meu Estado, os nossos estudantes recentemente já deram um recado a prefeitura, falta agora levar este mesmo recado ao governo...quanto a sociedade, aos pais de alunos e aos próprios alunos, fazer um vestibular ou ter aula sem o mínimo de professores responsáveis pelas materias básicas, e, principalmente sacrificar aqueles que só querem o melhor para a educação ao traze-los de volta pela força, não ira melhrar em nada sua situação no vestibular quanto mais na sua educação como cidadão! Espero que um dia nossa sociedade chegue a um ponto tal que façamos parecido com o que os estudantes e professores fizeram no Chile, convoquem o povo e a sociedade a reivindicar aquile bem que lhe é mais precioso, a saber, ser um cidadão bem Educado e um ser humano melhor!.... oxala que assim seja, que assim seja!


humildemente R.M.J.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário