segunda-feira, 28 de novembro de 2011

" O gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou Palhaço"


O Palhaço (2011), segundo longa-metragem de Selton Mello, uma espécie de road movie que trás a tona a crise existencial de um palhaço cansado de nunca sorrir. Contudo o diretor e também ator resgata para seu filme a famosa "magia do circo" ao melhor estilo vaudeville, e para seu personagem toda a pureza, ingenuidade de um clown, proporcionando em ótimas cenas e risadas.

Ao se confrontar com sua realidade deveras ridícula, o palhaço pangaré foge à herança do ofício e ruma em busca de sua identidade, para isso o diretor usa da literalidade e da metáfora do ventilador que gira suas hélices de acordo com o vento. Simbolizando, a meu ver, o quanto nós deixamos o acaso e as circunstâncias serem o cerne de nossas vidas. Conseguir esse ventilador era como ter controle de seu destino e de suas escolhas. Nesse enredo o palhaço busca alguém que o faça sorrir e encontra na naturalidade da vida comum, fora do circo, não só um ventilador, mas também um motivo para sorrir, que esteve sempre diante de seu nariz, o “respeitável público”.

As referencias de Fellini à Didi Mocó e homenagens/resgate à Praça é nossa nesse longa, mostram que Mello, encontrou também sua identidade como diretor, que está entre o filme de grande público e o de arte. Toda a fotografia intimista e geométrica, os planos médios e o enquadramento  estilo tableau vivant e os planos sequência mostram o poder da arte cinematográfica que Mello mostrou que sabe usar bem. Nem vou falar do grande elenco e das maestosas atuações porque isso é claro e evidente.  

O palhaço ícone de todo um inconsciente coletivo, encanta, comove e emociona a todos. De forma lúdica o filme desperta esses aspectos tão bem nos espectadores que o assistem. Talvez seu único defeito seja não ter mais tempo, a forma doce, simples e divertida como tudo é colocado nos faz querer ficar mais diante da tela. 

Ficha técnica: 

Título original: (O Palhaço)
Lançamento: 2011 (Brasil)
Direção: Selton Mello
Atores: Selton Mello, Paulo José, Giselle Motta, Larissa Manoela.
Duração: 88 min
Gênero: Comédia Dramática
Status: Em cartaz
site oficial: http://www.opalhacofilme.com.br


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário