terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O fenômeno Jodorowsky


Constelação Jodorowsky (1994) é um apanhado de entrevistas como promete, mas também não é qualquer entrevista, são a vida e obra do mais surrealista dos cineastas vivos e o ego de um fenômeno artístico, falando por si. Aliado um conjunto de estrelas como Fernando Arrabal, Peter Gabriel e Marcel Marceau que compõem uma verdadeira constelação de iluminados. 

Um documentário sobre o cineasta, escritor, poeta, tarólogo, mimico, ator e psicomago chileno Alejandro Jodorowsky. Nesse filme podemos conhecer um pouco do processo criativo dos seus filmes, com destaque para “El topo” e “A montanha Sagrada” suas obras cinematográficas mais conhecidas.

Jodorowsky fala sobre sua visão do mundo, o que explica o quanto surrealista e excêntrica é sua obra e toda a carga mística que apresenta em seus filmes. Além de cinema, o multi-artista que teve sua carreira iniciada no circo, também foi o fundador junto com Fernando Arrabal e Roland Topor do Movimento Pânico em 1962, eles esclarecem detalhes sobre essa experiência teatral e sobre suas propostas estéticas.

Outra figura importantíssima nesse documentário é o artista francês Moebius, que trabalhou com Jodo em sua ambiciosa adaptação do romance “Duna” de Frank Herbert, que teve seu financiamento vetado pela produtora por parecer muito francesa.

Entre filmes, livros, palestras, movimentos e roteiros Jodorowsky estuda tarô e através dele desenvolve sua psicomagia. Um estudo do homem através da sua arvore genealógica, que ele confessa ter descoberto a partir do simples ato de por cartas. Ao mesmo tempo, mostra ser um homem comum que se orgulha de sua virilidade e dos efeitos que ela produz em sua vida.

Esse documentário de certo modo é uma análise do próprio diretor  Louis Mouchet feita pela ótica jodorowskyana. Ao propor estudar a alma humana, o Jodorowsky desnuda o mundo real, nos mostrando a realidade sem roupas e as tantas películas que se pode enxergar o mundo de fantasias. É um filme sobre a magia de fazer arte. Sobre ser artista em sua máxima. 


PS: Esperando o próximo documentário sobre a saga jodorowskyana na adaptação cinematográfica do romance "Duna" de Frank Herbert:
Ai vai o trailer:









Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Weynna Parabéns por mais uma incrivel materia sobre um dos maiores genios inventivos dos últimos tempos (estamos precisando de gênios eles são tão poucos). O Jodorowsky é um vanguardista. Não esperamos de suas obras seja no cienama, teatro, hq ou qualquer outra midia a mesmice que encontramos nos monstruosos filmes de Hollywood que só primam por arrecadar dinheiro e não pelo primor de uma narrativa bem feita ou de uma bela tomada esteticamente contundente. Enfim é uma ótima dica este documentário e me sinto feliz de poder quando possivel assisti-lo.

Postar um comentário