domingo, 25 de março de 2012

Intervenção artística


Olá pessoas!
Anteontem foi o evento divulgado por Weynna aqui no blog, que teve a exibição do documentário sobre a banda The Doors, uma intervenção artística e mais o show de duas bandas locais. O evento foi ótimo: o filme é excelente, com uma boa dose de música, poesia e arte; as bandas agradaram e animaram o público; a intervenção artística... bem, é sobre isso que quero me manifestar!
É sabido que intervenção é a ação de intervir, e que intervir é, segundo o dicionário, interferir em algo, modificar, participar, tomar parte voluntariamente, etc. É assim que acontece com a intervenção artística: ela vem como uma interferência; uma modificação do cotidiano a que estamos acostumados. Eu acrescentaria (ou sugeriria) uma outra palavra para esse sentido: provocação.
Inesperado: é assim que a intervenção artística chega.  Pessoas caminhando de forma diferente, usando roupas diferentes, pinturas no corpo, atitudes... atraem olhares de todos. A intervenção é mal-intencionada, ela não quer ser agradável. Eu na minha ignorância, recorro ao Google e encontro as seguintes afirmações:
"Embora a intervenção, por sua própria natureza, tenha um caráter subversivo, atualmente é tida como legítima manifestação artística, muitas vezes patrocinada pelo Poder Público. Mas, quando não autorizada, quase certamente será considerada como vandalismo e não como arte. Intervenções não autorizadas ou ilegais frequentemente alimentam o debate sobre os limites entre a arte e o simples vandalismo.
Essa forma de manifestação também expande os conceitos de arte pois, afinal, se uma pedra pintada de vermelho, uma ilha encoberta por um pano e um homem andando de saia numa avenida movimentada de São Paulo são exemplos de manifestações artísticas, então o que (não) seria arte?".
Essa arte não vem para ser "apreciada", no sentido clássico da palavra, mas sim, para incomodar. É a arte da "não-indiferença", porque é realmente impossível ficar indiferente. Aos que gostam, é um estímulo às diversas interpretações; aos que não gostam, é uma fonte para discussões, para (mais) manifestações. É uma oportunidade de ser público e de ser artista ao mesmo tempo. Mais uma chance de abrir as portas da percepção e de gerar opinião sobre a arte pela arte.
Bom início de semana!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário