domingo, 30 de dezembro de 2012

UM MAGO DAS LETRAS PARA UM ANO POR VIR

Mais um ano se aproxima e todas as pessoas rênovam suas esperanças de mudanças ou procuram (raramente) refletir as suas atitudes do ano que já passou. De minha parte, refletindo esse ano que se esvai devo pedir algumas desculpas a todos, e, mais particularmente, a minha grande amiga e musa Weynna Doria. Por todo um ano de ausência em nosso blog em que a mesma ficou com todo o peso das publicações, que aliás são ótimas. Contudo, renovo os votos a ela e a todos por um feliz ano de 2013, e que desde já continuarei junto a minha grande amiga a ajudar nas publicações com mais presença. Mas deixemos os entrementes e disse me disse desse ano e vamos postar a última de muitos outros começos de dicas de literatura e quadrinhos.


Nossa dica de hoje, dia 30 de Dezembro de 2013 consiste em indicar a leitura de um livro essêncial para quem adora ARTE SEQUÊNCIAL intitulado  Alan Moore Storyteller ( traduzido pela Editora Mythos como Alan Moore o mago da escrita) . O Livro traça todo um perfil, tanto biográfico como um relato fiel do percurso do trabalhos de um dos maiores icones da novela gráfica dos últimos tempos.  Nela encontraremos um dos relatos mais fidedignos do pensamento do Mago de Northempton e suas influências e pensamentos. Tudo isso é relatado com incrivel maestria por um grande amigo de Moore, o inglês Gary Spencer Millidge que conseguiu em um luxuoso livro transpor tudo aquilo que um neofito das hqs deve saber sobre alguém que não só escreve quadrinhos como também o utiliza como forma de abrir a "mente" daqueles que se encontram cegos pela mediocridade intelectual e midiatica.


Moore, decerto bem sabe de sua influência na cultura pop e nas midias em geral, e isso é bem explicito no relato de Gary Spancer. Contudo, não se deixa alienar por essa pseudo influência, antes, pelo contrário, se mostra avesso a fama e a qualquer prestigio que possa vir de seu nome e de seus trabalhos, pois, segundo ele "isso fecharia sua percepção para outras dimensões do individuo e da consciência" o que de fato o tornaria definitivamente um senso comum e não o levaria a nada de novo o que tanto procura.


Por tudo isso, que indico e recomendo essa leitura; seja ela para iniciados em quadrinhos, seja  para aqueles que já tem uma certa quilometragem na nona arte ou para aqueles que simplesmente desconhecem e quer entender o que é essa nobre arte da novela gráfica.


Que este ano seja magnifico e lindo para todos vocês. E espero que essa dica seja útil para alguém !


R.M.J

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Weynna que esse ano que se aproxima seja repleto de felicidades e realizações. É meio clichê mas vai que funciona heheheheh

Postar um comentário