sexta-feira, 31 de maio de 2013

EXTRAPHYSICALIA DO SUBCONSCIENTE A ARTE DIGITAL

A Nobel, de fato, tornou-se um dos pontos de resistência cultural de Natal. Abrigando em seus domínios os artistas anônimos que passam a margem da cultura da cidade e da mídia da cidade vem mostrando o principal orgão incentivador de poetas, cordelistas, escritores, músicos, quadrinistas, artistas digitais e plásticos da cidade e por que não dizer do Estado.   Desse modo, nada mais adequado do que a estreia do artista digital Leander Moura nesse augusto recanto que convida e evoca a arte abrigando-a como uma mãe sobre suas asas com sua   exposição EXTRAPHYSICALIA.

Assim, o modo mais adequado para expor nossa admiração pela impressionante arte de Leander Moura e, mais especificamente, por sua composição em quadros digitais é visitá-la e constatar seu talento. Penso que, sua manipulação das formas e texturas não trata apenas de dá outro sentido a uma imagem ou tema, simplesmente. Sua preocupação transcende o nível puramente estético e procura diretamente os porões do subconsciente, onde reside a maioria de nossos temores e medos mais primitivos. Sua arte expressa o que não ousamos pronunciar a luz do dia, quanto mais a noite.   Ela busca, em muitos casos, exorcizar nossos demônios íntimos materializando-as em telas. Servindo, assim, de catalisador para nossos temores e fobias mais obscuras, mas que também nos leva a ir mais além. Busca ao resgatá-las compatibilizar nossos medos com nossos desejos subjetivos que por ordem ética e moral, não exteriorizamos e, por isso, estão sujeitas apenas ao trafego subconsciente.  A exposição EXTRAPHYSICALIA, nesse sentido é um completo sucesso já que para quem visita e vislumbra os quadros do artista e seus temas, geralmente, obscuros (?) a sensação e dúbia, por que se por um lado algumas pessoas acham obscuras e medonhas, por outro lado, existem temas que criam a fantástica sensação de mergulharmos em um sonho envolto em um Fog (nevoeiro) que ao investigarmos mais profundamente descobrimos temas que envolvem inocência e sensibilidade e, que denota a versatilidade do artista.

Nesse sentido, se mostra uma grata surpresa descobrir que Leander Moura também é um competente e versátil artista, já que é mais conhecido pelo publico natalense por ser o ilustrador da Novela Gráfica EVANGELHO SEGUNDO O SANGUE e por outras obras contidas na revista on line KÓTICA. Creio que a experiência do artista em outras mídias, também serviram para a composição de seus temas e para outras futuras apresentações e exposições. Vale mencionar que os temas tratados na exposição se mostram adequados com a proposta artística exposta por Leander. Mesmo tendo temas bastante parecidos, a saber o horror e o estranho, existe a proposta de interpretar diferentemente cada obra, já que não as mesmas dão margens para interpretações das mais diversas.

Por fim, vale dizer que essa proposta é logo notada, haja vista a quantidade de opiniões divergentes que cada obra evoca a cada indivíduo do público.  A intenção, acredito, do autor é essa e considerando as opiniões do público a exposição é um sucesso sem precedentes. Isso com certeza é o principal desejo de todo  artista e creio que Leander Moura deve de estar satisfeito. Felicito o autor por seu sucesso na esperança de que outros eventos desse tipo venham acontecer novamente aqui em Natal.

Espero que possamos nos ver mais vezes nesses maravilhosos eventos


R.M.J

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário