quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UMA PUBLICAÇÃO IMPERDIVEL PARA AQUELES QUE APOIAM A CULTURA E ADORA HQ


    Financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo, cidadão, pequenos negócios e start up, campanhas politicas, iniciativas de , filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros. 

     Sabemos a dificuldade que é para um autor de HQ, comic, banda desenhada e etc, tem para publicar seu material, ou pelo menos, torna-lo realidade.  Os incentivos da cultura são poucos e as editoras simplesmente publicam o que é vendável e que lhes garanta o retorno imediato de seus investimento, enquanto os autores e produtores que participaram de sua realização ficam com migalhas, fruto de sua obra, e não tem seu devido reconhecimento pelas próprias editoras. Então, como alguém consegue levar um projeto bacana e bem original, que sabe que tem potencial e pode agradar a boa parte dos leitores, pode fazê-lo se tornar realidade? Isso parece a principio ser impossível, contudo, existe uma luz no fim do túnel, a saber, o  crowdfunding, que  é a concessão de recompensas aos financiadores, em escala proporcional à grandeza do incentivo concedido. As recompensas estão de certa forma associadas ao objetivo final, mas isso não é necessariamente uma obrigação: a captação de recursos para a realização de um filme, por exemplo, pode prever recompensas como fotos das locações nas quais a obra será rodada. Contudo, no caso dos quadrinhos, as recompensas podem ser inúmeras, e são totalmente exclusivas devido incluir artes e páginas originais da obra, pode ser incorporada também pôsteres, artes conceituais e demais brindes para aqueles que participam do crowdfunding. As vantagens são inúmeras e os brindes aumentam conforme o valor seja depositado pela pessoa física, empresa, associação e etc. Um aspecto comum a iniciativas de surgida na internet. 

 
     Entretanto, o beneficio maior, acredito, esta em saber que uma obra de qualidade e que o próprio futuro investidor observou seu desenvolvimento e  acontecimento, foi por ele viabilizado. Além disso, fica o sentimento de dinheiro bem investido e de saber que, até de certo modo, participou da própria concepção da obra. Mesmo não sendo o autor ou escritor, o investidor sabe que de sua contribuição viabilizou a produção de algo criativo e que passou por sua analise e que de certa forma, foi aprovada por ele. Por tudo isso que o crowdfunding é uma ótima forma de viabilizar e de se investir em algo que sabemos que não iremos nos arrepender de ter apostado e contribuído para sua viabilização.
    Uma excelente oportunidade para todos que podem ajudar, através do crowdfunding, em alguma medida a realização da publicação de uma maravilhosa e fantástica HQ, esta no projeto da Milena de Azevedo intitulado Visualizando Citações onde a roteirista e criadora une forças com vários Ilustradores de comic, Historias em quadrinhos, Banda desenhada e etc, e alguns deles, de renome nacional e internacional, para dá uma interpretação original a várias obras literárias, na realidade trechos dessas obras, que as apresentada sobre os textos da Milene e ilustradas por um mestre do traço. Aliás, o projeto visualizando Citações concorreu ao trofeu HQMIX 2013 estando entre os melhores projetos nesse evento.

        Desse modo a respeito das ilustrações, cada ilustrador fica responsável por uma historia especifica. Para prestar, assim, uma homenagem da arte sequencial a arte literária. Recomendo a todos aqueles que em alguma medida gostam do que escrevo, a apostar nessa proposta do visualizando Citações. Os motivos para isso são vários, mas se pudesse resumir em um único motivo lhes diria "Por que é maravilhoso saber que a nona arte pode e deve ser uma forma de diálogo e quem sabe de introdução a literatura em geral". Só essa premissa mostra como o projeto visualizando citações é pertinente e merece ser publicado. Por isso convido a todos que possam contribuir para sua realização façam o quanto antes, sei que não vão se arrepender.  Pois ninguém se arrepende de algo que faz para desenvolver a leitura e a cultura em nosso pais. Além de ganhar com isso, por que eles não estão doando nada de graça, devido ganharem não só a obra como os brindes que as acompanha. O visualizando citações é um projeto que devemos lutar para que venha a ser realizado e que possa nos ajudar a divulgar o gosto pela leitura e pelas artes em geral.
 
muitas das referências sobre Crowdfunding, especificamente as explicações foram tirados do Wikipédia nesse endereço eletrônico:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Financiamento_coletivo.
 
Para mais informações sobre o Visualizando Citações http://ghq.com.br/campanha-para-a-impressao-do-visualizando-citacoes/
 
O endereço para as doações é este: http://catarse.me/pt/provc

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário