terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SEGUNDA HQ ANALISADA VISUALIZANDO CITAÇÕES UM MAGNIFICO MIX DE ARTISTAS


Nós sabemos que geralmente Mix de quadrinho são difíceis de atrair leitores, mas não é o caso dessa magnifica e fascinante obra guiada com maestria pelo roteiro da autora Milena Azevedo.  A elaboração do Visualizando Citações parte da ideia e, das leituras da autora, que procura reinterpretá-las de forma a não só prestar homenagem a obra e aos autores originais como dá sua versão ao trecho lido (a citação escolhida, no caso), o que literalmente não só contribui para o incentivo da leitura como também chama atenção para as comics e seu universo. Como, postado anteriormente, adotarei uma classificação analítica da obra e mostrarei os pontos positivos e negativos de seu conteúdo.
Primeiramente, devo ressaltar que a premissa do Visualizando Citações é muito atrativa já que tem uma
dupla função, incentivar tanto a leitura de livros como também promover e apresentar os quadrinhos como meio atraente para isso. Ainda, existe a grande sagacidade da autora de reunir ilustradores de diversos cantos do pais para auxilia-la nessa magnifica viagem.  A reunião desses talentos ilustrativos e os brilhantes roteiros da escritora e poetiza mostram a versatilidade de uma ávida leitora que sabe do que escreve.

Observando a publicação notamos o esmero e o cuidado com a gramatica e a narrativa gráfica, a Milene
sabe bem que isso faz toda a diferença para uma publicação. Devemos nos lembrar que quando escrevemos estamos sujeitos a sermos avaliados por gente do meio que escreve e ilustra e estão muito preocupados tanto com a semântica como com a narrativa gráfica. Contudo, isso é brilhantemente bem feito e cuidado, ao folhear as páginas do Visualizando Citações percebemos o esmero e cuidado com a obra, nos sentimos bem tratados pelo autor, devido o seu cuidado e atenção. Nesse sentido, encaro positivamente, essa obra.


Contudo, a parte negativa que a meu modo de ver como acontece com todo e qualquer Mix, consiste em existir historias que por serem tão impactantes e bem executadas nos faz sentir aquele gostinho de quero mais e  parecem exigir um "folego" maior, entretanto, esse folego parte antes das escolhas do autor do que do gosto do leitor. Afinal, toda leitura é uma leitura subjetiva e até mesmo escrever aqui sobre isso ao dizer o que é positivo ou negativo sobre uma obra, igualmente, parte de uma escolha subjetiva.



De qualquer forma, o saldo final é positivo já que a obra é uma das mais bem executadas e feitas até hoje e presta uma magnifica homenagem a  cultura da leitura tanto ao universo literário como a arte sequencial que nem podemos medir imediatamente. Reitero meus parabéns e agradecimentos a autora e amiga Milena Azevedo que organizou, fez e faz arte sequencial de primeira linha. Continue assim e que venham mais historias dessa autora talentosa.


Agradecido.


Renato de Medeiros Jota

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário